2017 foi mais um ano de recordes na construção de arranha-céus

| 03/01/2018 |

 

De acordo com o Relatório Anual de Construção em Altura de 2017, da The Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH), um recorde de 144 edifícios de 200 metros de altura ou mais foram concluídos em 2017, liderados pelo Centro Financeiro Ping An de 599 metros de altura e pela Lotte World Tower com 555 metros de altura.

 

 

No relatório, a CTBUH descreve as tendências deste ano nos projetos de construção em altura. Notavelmente, 2017 provou ser o ano mais geograficamente diversificado da história para edifícios altos com 69 cidades em 23 países que completaram novas torres, um aumento significativo de 54 cidades e 18 países comparado a 2016. Desses números, 28 cidades e 8 países completaram seu mais novo arranha-céu.

 

 

“Os dados de 2017 mostram a continuação da tendência para uma maior proliferação global de arranha-céus”, comentou o diretor executivo da CTBUH, Antony Wood. “A construção de arranha-céus não se limita a alguns centros financeiros e de negócios, mas sim, está se tornando o modelo global aceito para a densificação, já que mais de um milhão de pessoas em nosso planeta se urbanizam a cada semana. Treze cidades viram seu primeiro arranha-céu com mais de 200 metros em 2017, além das 28 cidades e oito países que viram seu prédio mais alto sendo concluído este ano”.

 

 

Embora a diversidade geográfica tenha aumentado, a China manteve o seu reinado como líder mundial em construção de arranha-céus, completando 53% de todos os novos edifícios com mais de 200 metros. Na verdade, uma cidade chinesa, Shenzhen, finalizou 12 de tais edifícios este ano, mais do que qualquer outro país. Os EUA ficaram em segundo lugar na lista de países, com 10 novos arranha-céus completados em 2017.

Outras tendências identificadas pelo relatório incluem uma mudança no tipo de programa, de escritórios para torres residenciais e mistas. Após representar 52% de todas as finalizações em 2016, os prédios de escritórios constituíam apenas 39% do total deste ano.

 

 

“É tentador especular que agora estamos vendo os resultados construídos de uma recuperação completa da crise econômica de 2008, uma vez que uma maior confiança nos programas de função única provoca um ressurgimento no desenvolvimento residencial especulativo”, disse Steve Watts, presidente da CTBUH”. Além disso, tem havido crescente interesse ao longo dos últimos anos no investimento imobiliário residencial por proprietários ausentes como uma estratégia de gerenciamento de riqueza. No entanto, a dinâmica do mercado varia muito entre as regiões, por isso, é provável que existam outros fatores envolvidos “.

De acordo com o relatório, 2018 deverá ser outro ano recorde liderado pelas finalizações antecipadas de dois edifícios de mais de 500 metros, o Goldin Finance 117 de 597 metros de altura em Tianjin e a ChinaZun Tower de 529 metros de altura em Pequim.

 

Por  Patrick Lynch

2 comentários para “2017 foi mais um ano de recordes na construção de arranha-céus”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*